quinta-feira, 26 de junho de 2014

Balões de lã


Quando comecei a querer decorar minha casa, minha primeira fonte de ideias obviamente foi a pesquisa no Google (me perdoe mundo por ser clichê!), e um dos projetos DIY que mais vi rolando em blogs de decoração mundo a fora foi esse tal balão de lã. Logo me animei pra fazer também, mas minha empolgação com a facilidade desse projetinho definhou junto com minha primeira tentativa frustrada! 
Vi tantos passo-a-passo, e em todos parecia tão fácil, mas fazer um fio de lã tomar forma de uma bola estruturada começou a ficar mais difícil do que parecia :(
Como eu sou brasileira - e geminiana teimosa - e não desisto nunca (ou pelo menos enquanto ainda tiver lã e cola pra gastar), pesquisei um poupo mais, fiz mais algumas tentativas, e finalmente consegui reproduzir a minha versão de balões de lã pra pendurar perto da janela como eu queria.
Agora, pra fazer valer a pena todas as tentativas frustradas, e novelos de lãs jogados no lixo, reuni todas as dicas que achei importantes para o negócio dar certo, e tudo o que não fazer para você não ficar com vontade de chorar quando estourar o balão e a lã se transformar em um ninho de pardal - nem preciso dizer que isso aconteceu comigo né?
Então sem mais chororôs, vamos ao que interessa...


Parafraseando as apresentadoras de programas de culinária - para esta receita você vai precisar de:

♥ Balões;
♥ Lã;
♥ Cola branca;
♥ Amido de milho;
♥ Vaselina;
♥ Tesoura.

Comece enchendo o balão do tamanho que deseja, mas não encha muito pois ele pode estourar durante o processo e você vai ficar puto muito bravo! Se não encontrar balões redondos como eu, você pode apoiá-los sob um pesinho leve por algum tempo para ele tomar uma forma mais arredondada. Na foto abaixo, eu apoiei uma almofada velha sobre o balão por umas 2 horas. 
Depois disso unte todo o balão com bastante vaselina.


Enquanto isso, prepare a mistura em que você irá mergulhar a lã para "engomá-la":
Misture meio copo de água, 1 copo de amido de milho e 2 copos de cola branca. 
A lã deve ficar completamente embebida por essa mistura.


Sem medo de fazer sujeira - por que faz mesmo! - enrole a lã molhada na cola, em volta do balão de maneira aleatória e sem apertar. 
Você determina o quanto quer enrolar, mas saiba que quanto mais voltas você der, mais firme ficará seu balão.


Depois de muita paciência e cola até pelos cabelos, seus balões ficarão iguais aos da foto aqui em baixo. Coloque-os para secar no varal, mas não me cometa a besteira de deixar no sol. Conheço uma garota que fez isso (eu), e o balão estourou antes da cola secar. Resultado: ninho de pardal :(


A cola seca completamente depois de 24 horas, aí é só estourar o balão e pronto!
Além da lã, você também consegue fazer com linha de crochê ou com barbante, mas notei que quanto mais fofo for o fio, mais cola ele absorve e fica mais durinho;
Também vi quem fizesse o mesmo processo utilizando bolas de vinil, aquelas de criança, sabe? Essas são bem legais para quem quer reproduzir a brincadeira em tamanho maior;
Não aconselho que escolha lãs com cores muito escuras como preto ou marrom, por que podem ficar um pouco esbranquiçadas com a cola, e o resultado não fica bonito.
Você pode pendurar os balões no teto com fio de nylon como eu fiz, ou fazer uma luminária pendente. Já viu a infinidade de ideias de decoração com esses balões no Pinterest? Dá uma olhada!
Quem fizer mostra pra gente, combinado?
Abraços com afeto!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Reformando um móvel sem jeito

Não tem jeito! Quando a gente vai morar sozinho e não tem muita grana, é de praxe herdar algum móvel velho da família ou dos amigos:


Essa cama horrorosa feinha eu ganhei dos meus pais (junto com um rack idem que daqui a pouco aparece por aqui também). Ela é uma cama muito boa - já foi dos meus pais e da minha irmã antes de morar comigo - é resistente, confortável, e ainda tem gavetas pra guardar a roupa de cama, ótima! Exceto pela estética - ou falta dela!
Apesar de pretender trocá-la em um futuro não muito próximo, não aguentava mais cultivar tanto desgosto por um móvel que fica tão aparente no quarto! Fiquei algum tempo matutando o que eu poderia fazer pra melhorar a cara dela, e depois de algumas ideias sem possibilidades, achei que contact poderia dar um jeito.
Escolhi um padrão de estampas bem simples, mas que tivesse a ver com o contexto. Pensei em um padrão em arabescos, mas queria alguma coisa que não desse muito trabalho pra montar:

Estêncil aqui - Retirado do blog Seventh house

Com um papelãozinho fino, fiz um molde com o desenho, transferi varias vezes para o contact, e recortei tudo enquanto assistia Phianeas e Ferb...


Depois de tudo coladinho ficou assim:


Ficou a cama dos meus sonhos? Não ficou a cama dos meus sonhos! Mas olha que eu gostei bastante!
O estêncil para a estampa, eu encontrei em um DIY de aplicação de contact translucido em vidro, que também vale a pena conferir (clique aqui).
Cama pronta, agora é pensar no que eu vou fazer com o rack irmão dela... Alguma ideia? 
Abraços com afeto!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Guirlanda de papel e uma festa pra se inspirar


Faz tempo, coloquei na cabeça que queria uma guirlanda de papel pra pendurar em uma das portas de casa (coisas de gente que não cresceu). Pesquisei um monte, procurei ideias na internet, mas não encontrava nada que inspirasse a simplicidade da guirlanda que eu queria.
Dia desses, babando nas lindas decorações de festas do Hostess with the mostess, me deparei com uma decoração temática que me encheu os olhos e que me deu a ideia que eu precisava pra fazer a minha guirlanda: Uma festa infantil com o tema "Elefante indiano".
A festa comemora o aniversário de uma garotinha que adora elefantes e está indo pra uma creche indiana. Tudo foi decorado com muita simplicidade, mas com muitas cores e texturas diferentes... Tão inspirador que a gente não resiste e quer compartilhar...


Fiz a minha guirlanda com papel, mas a original foi feita com tecido e você encontra o passo a passo aqui. Também tem DIY do giz de cera caseiro e dos detalhes da festa aqui e aqui.
Abraços com afeto!